quarta-feira, 23 de março de 2011

Brasil perdendo espaço no UFC?

O título do post talvez seja exagerado, mas a verdade é que após a derrota de Maurício Shogun no UFC 128 os norte-americanos voltaram a ter o domínio da maioria dos cinturões do evento mais popular de MMA da atualidade. Quatro dos sete cinturões estão em posse de norte-americanos, um está com o Canadense Georges ST-Pierre e os outros dois restantes ainda pertencem ao Brasil (Anderson Silva e José Aldo).
Estou acompanhando muitos posts de outros Blogs esportivos e até sites que tratam do assunto com um certo tom de dúvida quanto ao MMA brasileiro, mas será que a situação é mesmo grave? Talvez...



Cada vez mais os lutadores brasileiros estão indo treinar nos EUA, fazendo uma espécie de ''intercâmbio entre lutadores''. Outros daqui já abriram inclusive suas próprias academias em cidades americanas. Certo, aqui no Brasil ainda não temos o apoio necessário para que os lutadores possam viver desse esporte que já é o que mais cresce no mundo inteiro, talvez isso faça com que eles procurem suas independências financeiras em outros países. Mas ainda sim vejo muitas pessoas questionando: Será que estamos fornecendo munição para o adversário?
É uma questão bastante relevante, boa para refletir. Mas deixe-nos colocar mais algumas questões para vocês:
O lutador brasileiro dos Peso-pesados Junior 'Cigano' dos Santos está treinando alguns lutadores em um Reality Show sobre MMA chamado TUF (The Ultimate Fighter) cujo objetivo é ganhar um contrato com o Evento em questão; será que se o Cigano estivesse treinando para competir normalmente ele já não estaria com o título de Cain Velasquez?

Após operação no joelho em 2008, Mauricio Shogun voltou ao UFC contra a lenda Mark Coleman após um ano inteiro longe do tablado. O brasileiro venceu o combate, mas vimos um Shogun lento, sem ritmo de luta, sem conseguir encontrar a distância do adversário. Nesta última luta do brasileiro ele encontrava-se em condições semelhantes, estava a quase um ano parado e apresentou-se com os mesmos defeitos de sua volta contra Coleman. Será que em condições normais, tendo tido uma luta mais próxima da última, Shogun perderia seu cinturão?

São apenas questões para refletirmos sobre tantas opiniões que vemos e ouvimos de especialistas na área. Acho que o caso não é tão grave como publicam. Lembrem-se que, hoje, não é possível nem imaginar algum lutador extrangeiro que possa ameaçar o cinturão dos brasileiros Anderson Silva e José Aldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário