Sábado, 19 de Março de 2011, noite que foi transmitido um evento esperadíssimo em todo o mundo das lutas, o UFC 128. Mas infelizmente uma data 'negativa' para o MMA brasileiro...será?
Para nós, brasileiros, tivemos uma indescritível sensação de ''derrota em final de Copa do Mundo'' com o Main Event da noite entre Mauricio 'Shogun' Rua e a revelação, Jon 'Bones' Jones. Mas relembrando o evento inteiro, foi mesmo uma noite negativa? É claro que não!
O que vimos?
Presenciamos a extraordinária apresentação do brasileiro Edson Barboza 'JR', que com um Muay Thai afiadíssimo impressionou a todos, inclusive ao presidente do evento Dana White, que em entrevista após o combate disse ter ficado ''eletrizado'' com a participação do brasileiro. Edson 'JR', como é mais conhecido no meio do MMA, parecia ser um dono de Cinturão, dominou o Octógono desde o inicio da luta, cercando seu adversário, aplicando diversos golpes certeiros, sofrendo poucos e mostrando ser dono de um repertório de chutes e murros, diretos e rodados, bastante variados e com uma plasticidade de encher os olhos. Pra quem acompanhou o evento desde o inicio não se arrependeu.
Vimos também, o retorno de um brasileiro que estava incomodado com a sequência ruim de lutas no UFC. Luíz 'Banha' Cané mostrou ao público que ainda tem totais condições de voltar a ser aquele lutador explosivo e que estava constantemente na fila para desafiar o título de sua categoria.
Banha nocauteou ELIOT MARSHALL de maneira ''fácil'', demonstrando muita agressividade e provando a todos aqueles que duvidavam, que sua má fase faz parte do passado!
Não podemos esquecer de Mirko CRO COP, a Lenda do MMA que estava presente naquela noite. Vimos, mais uma vez, o experiente Croata perder seu combate, mas desta vez também o vimos ser mais competitivo, fez uma luta durissima com BRENDAN SCHAUB, um forte oponente especializado em dar nocautes. CRO COP foi nocauteado no final da luta, mas, apesar de sua idade e de suas ultimas derrotas, é bem provável que ele volte a aparecer ainda em algum outro CARD do Ultimate.
Por fim, e com certeza o mais importante, temos que falar de Jon 'Bones' Jones. Aqui no blog já haviamos alertado e mostrado as qualidades desse jovem americano. A verdade é que Jones massacrou o brasileiro Shogun, como ouvimos em uma comparação de um fã no Twitter: Jones parecia estar batendo em uma criança na hora do intervalo.
Shogun estava a quase um ano parado, longe de eventos e apenas treinando. Por mais qualificado que sejam os treinamentos, nunca chegam perto daquela adrenalina de uma luta real. Apesar disso, o americano verdadeiramente mereceu este Cinturão. Deixando de lado o seu aparente jeito carismático/fanfarrão, fomos apresentados a um lutador extremamente completo em todos os quesitos, com uma velocidade impressionante e uma técnica de um grande Campeão que, agora, é.
Esquecendo um pouco o nosso 'patriotísmo', se é que é possível, temos que congratular Jon Jones e dar-lhe o devido crédito por uma bela apresentação.
Vamos prestar bastante atenção neste novo Campeão de apenas 23 anos (O mais jovem lutador a ser Campeão do UFC), pois tudo está indicando que estamos diante de alguem que irá marcar época no mundo da Mistura de Artes Marciais.
Fora esses destaques específicos, mais uma vez tivemos um evento extraordinário, com ótimas lutas, muitos nocautes e knockdowns. Uma noite em que surgiram novos nomes e que, com absoluta certeza, entrarão pra história do MMA.
OBS - Imagens tiradas do site oficial do UFC - http://www.ufc.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário